Avanços na internet, marketing que supera shopping |
E-commerce supera vendas tradicionais
As vendas pela internet chegaram a superar as vendas de shoppings da Grande São Paulo, em 2010, fato que levou a Federação do Comércio a incluir o comércio eletrônico nos levantamentos de varejo. As redes sociais exerceram grande papel como estimulador, com registro de que no ano passado cerca de 55% dos consumidores que compraram pela rede são mulheres.
Para o ano inteiro de 2010, no país, as estimativas indicam faturamento de aproximadamente R$ 14,3 bilhões, com crescimento da ordem de 35%, em relação a 2009. O setor apresenta crescimento veloz, lembrando-se que em 2005 os resultados ficaram em em R$ 2,5 bilhões.
Livros e assinaturas de revistas e jornais ocuparam o primeiro lugar na preferência dos consumidores, em geral, enquanto eletrodomésticos, em segundo; saúde, beleza e medicamentos, em terceiro.
Avanços na tecnologia de internet, maior segurança, apoio de entidades de defesa do consumidor, colaboram para que o e-commerce ganhe cada vez maiores resultados, fortalecido também pelo aquecimento na oferta de crédito.