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Internet ou tradicional ?

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Neste artigo, consideram-se alguns aspectos, nos cenários tradicional e internet, que necessariamente devem ser considerados, para se chegar a uma decisão, sobre o início de uma atividade empresarial.
Então: mercado tradicional ou internet ?
As diferenças, na verdade, são muitas. Depende do gosto, dos planos e da idéia de futuro que cada empreendedor quer alcançar. É ele que realmente terá que decidir por ter sua atividade empresarial no mercado tradicional ou pela internet. Particularmente, eu prefiro a internet.
Neste artigo, vamos registrar apenas algumas das características que giram em torno dessas duas opções.
Claro, não se pretende esgotar o exame, mas considerar o que entendo ser inicialmente importantes, quando se vai fazer um planejamento. E, com isso, contribuir para provocar a “navegação” mental estratégica do empreendedor.

Investimento:
Tradicional: necessariamente, você terá que investir. Terá que colocar dinheiro na frente.
Internet: há várias opções com investimento ZERO !!!

Ponto comercial:
Tradicional: você precisará de um ponto, para instalar seu comércio.
Internet: local: seu computador.
No caso da internet, você poderia considerar “ponto”  um site ou um blog, principalmente para  divulgar seu negócio. Mas, convenhamos, a comparação pesa em favor da internet.

Horário de Trabalho:
Tradicional: você terá que chegar bem cedinho, para abrir o estabelecimento. Pense em transporte (carro, ônibus, metrô...).
Internet:  você escolhe a hora em que quer trabalhar. E tem mais: em qualquer lugar, se você tiver um computador ou notebook e internet.

Colaboradores (antes, chamados funcionários):
Tradicional: você precisará de empregados, para atender e tudo o que envolve.
Internet: Não há funcionários. Você faz todo o trabalho, na hora em que quiser.

Estoque:
Tradicional: você precisa de estoque (você precisa ter mercadorias, para não deixar de vender)
Internet: não é necessário, se você optar por trabalhar com produtos virtuais, ou se você se afiliar a programa de alguma empresa, caso em que os produtos serão dela e não seus.

Logística:
Tradicional: você precisa planejar a entrega de produtos vendidos. Logística, por mais simples que seja.
Internet: isso fica a cargo da empresa à qual você se filiou. Se você produz e-books, ou os vende de terceiros, basta enviar o link, para o comprador baixar, o que é extremamente simples.

Caixa:
Tradicional: você precisa ter um “caixa” em seu comércio, para atender o cliente, receber e fazer troco.
Internet: o seu recebimento pode ser feito por crédito direto em sua conta bancária, por meio de boleto,cartão de crédito, ou ainda por intermédio do PagSeguroPaypal ou sistemas semelhantes.

Segurança:
Tradicional: local exposto a arrombamentos, roubos, furtos, assaltos etc.
Tradicional: feche seu computador, e pronto.

Esses pontos podem representar até uma visão simplista, a respeito, mas certamente serve para lembrar do que inicialmente um empreendedor deve avaliar.
Um fator IMPORTANTÍSSIMO, no entanto, tem forte influência em qualquer que seja a opção, nesses dois cenários:
  • dedicação ao trabalho
  • fluxo de clientes
Claro, é preciso pesquisar muito, para decidir.
Por exemplo: escolher o nicho de mercado, dedicar-se muito à divulgação do seu negócio, para trazer clientes e prestar excelente atendimento, buscando a fidelidade do cliente
Cada um desses cenários têm suas características próprias, para que essas exigências fundamentais sejam atendidas.
Como nosso objetivo não é fazer um tratado a respeito do assunto, mas levantar alguns aspectos iniciais, para ajudar na decisão, vamos ficar por aqui.
Como eu disse lá no começo deste texto, sou a favor de ter negócios na internet.
É extemamente prático. Posso abrir um negócio imediatamente, sem burocracia e, de repente começar a ganhar dinheiro. Não é tão fácil assim, dinheiro não cai do céu, mas pode acontecer.

Que tipo de negócios é possível abrir JÁ ??
Se você tiver um blog ou site: basta cadastrar-se, gratuitamente, sem investimento inicial, em programas de afiliação. Por exemplo (clique, para conhecer): Cursos 24 horasImagemFoleadosAfilio, só para falar de alguns. É só se inscrever.... e começar o trabalho. Se você não tiver um site ou blog, não tem importância, nesses casos, pois você pode divulgar apenas o link de cada produto, gerando resultados em seu favor (Importante: não faça SPAM. Pense em sua lista de amigos do MSN, Orkut, Facebook, twitter...)
Se você quiser, com um pequeno investimento, você poderá aprender com mais facilidade, contando com um vasto material ilustrativo, vídeos, dicas etc: Veja neste link: http://goo.gl/Rre7k Creio que este é um dos melhores programas para alguem ininiciar ou crescer na atividade empresarial na Internet.
Em qualquer desse dois cenários, você terá que trabalhar muito, com enorme dedicação, extremamente focado no que você pretende atingir, no seu ponto de sucesso.
Este é um importante ponto em que as duas hipóteses de negócios estão perfeitamente concordantes.
Job Barros